quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Feliz Natal

mensagens para orkut

sábado, 13 de dezembro de 2008

Eli, a Elefanta bebé - 1

Na quinta-feira fomos a Lisboa, ao Teatro Tivoli. Fomos ver a peça de teatro "Eli, a Elefanta Bebé". Foi muito engraçado. Cantámos, batemos palmas e também deu para bater o pé.

Sinopse:
Numa terra onde o sol, quando nasce, pinta de vermelho e laranja, o céu, o chão e o ar, começa uma história de amor e amizade. Das origens mais profundas do continente africano, e das relações mais verdadeiras, se ergue esta história que nos apresenta Eli e Alice. Eli é uma elefante bebé.
Alice uma menina europeia, que vive perto de Eli, com o pai e uma tribo local. É uma criança tímida, com uma enorme dificuldade em fazer amigos. A amizade que rapidamente se instala entre as duas é surpreendente e encantadora.Eli e Alice, a menina e a elefante, crescem juntas e partilham todos os momentos das suas vidas. Eli depressa se torna numa elefante diferente e especial. A sua convivência com Alice e com os outros humanos afastam-na cada vez mais das características normais da sua raça!Alice, por seu lado, torna-se numa menina mais simpática …. Mais feliz!!Mas um dia Eli terá de seguir o caminho para uma vida selvagem… Advertem os adultos às duas amigas, que não acreditam nem aceitam essa ideia.Conseguem imaginar o que seria viver com um elefante adulto dentro de casa?!?! Eheheh!!O pai de Alice e os amigos da Tribo tentam ensinar a Eli coisas próprias da sua raça e com isso prepara-la para a sua vida selvagem (e que belas cenas daí resultam!!)Eles acreditam que esse será inevitavelmente o caminho que Eli terá de seguir.Já as duas amigas??.... Têm a certeza que isso jamais vai acontecer!Mas será Eli capaz de resgatar o seu instinto elefante depois de tantos anos a viver segundo outras regras e outros exemplos??Ou Eli e Alice, conseguirão ultrapassar os seus próprios limites, deixando que a sua amizade vença todas as barreiras??Eli e Alice, a menina e a elefante, seja qual for o destino que a vida lhes guarde, serão sempre, no coração e na alma, amigas inseparáveis!

Porque estava a chover, almoçámos na Gare do Oriente. Estavamos todos desejosos de poder correr e termos um espaço para brincar. Foi então que fomos até ao Parque das Nações. Ao atravessarmos o centro comercial Vasco da Gama, que estava decorado com muitas árvores de Natal, algumas que até rodavam, encontrámos o Pai Natal. Todos juntos, tirámos uma fotografia com ele e os Traquinas também. Como nos portámos tão bem, recebemos uma prendinha. Depois lá fomos brincar, correr e saltar, mas foi tão pouco tempo... A hora de regressar à escola tinha chegado.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Visita de Estudo - Casa dos Patudos

A casa dos Patudos fica em Alpiarça. Era de um senhor muito importante, chamado José Relvas. A casa é muito grande, tem muitas salas, todas elas com muitas coisas. É tão grande... Quando entrámos, para visitar, tivemos de calçar umas pantufas de plástico azul, achamos que era para não riscar o chão de madeira.
Como foram todos os meninos da nossa escola, não dava para entrar todos de uma só vez. Enquanto esperamos pela nossa vez de entrar, estivemos num anexo da casa a fazer uns trabalhos em cartolina. Ficaram muito engraçados.

Depois de visitarmos a Casa dos Patudos, fomos almoçar. Entre uma batata-frita e umas dentadas nas sandes um golinho no sumo, para ganharmos energias para a aventura que ainda tinhamos pela frente.
Barriga cheia e lá fomos nós para a Reserva do Cavalo do Sorraia. Hum... Havia poucos cavalos... O senhor que nos guiava, fez-nos dar uma um grande passeio pela reserva. Andámos, andámos, andámos... Continuámos a andar... Até que conseguimos avistar uns cavalos que estavam escondidos. Esses cavalos eram bravos, por isso estavam afastados dos outros.

Eli, a Elefanta Bebé


No dia 11 de Dezembro vamos a Lisboa ao teatro. Vamos ver uma peça chamada, Eli, a Elefanta bebé. Querem saber do que fala esta peça que vamos ver? Então, para satisfazerem a curiosidade, aqui fica um vídeo.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Plasticina

Quando se fala em plasticina tudo o resto deixa de ter importância. Números, letras e bonecos são bons motivos para meter mãos na massa e voar nas asas da imaginação.




segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Dia de S. Martinho

O dia de S. Martinho, foi um dia diferente. Um Amigo contou-nos a Lenda de S. Martinho, depois a nossa professora mostrou-nos, no computador, a história que o nosso Amigo contou. Foi engraçado.
Fizemos uma Maria Castanha, colámos fios de lã, para fazer o cabelo, e uns olhinhos que se mexiam.


Na hora do intervalo, tinhamos, no pátio, três grandes fogueiras, onde as funcionárias assaram as castanhas para nós comermos. Só comemos, as castanhas, depois do almoço. Embrulhadas num cartucho feito de papel de revistas, as castanhas quentes e boas souberam a pouco.

- A Lenda de S. Martinho -

"Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França. Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam.De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre. Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão!Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho."

As Vogais


Com as letrinhas podemos ler e escrever histórias de encantar, aventuras fantásticas e contos de arrepiar. Já aprendemos cinco letras, que se chamam vogais. Juntando-as aprendemos a ler e escrever alguns ditongos.

Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de Outubro, festejámos o Dia Mundial da Alimentação.
Para que não se esqueçam das regras de uma vida saudável, aqui deixamos um vídeo para todos aprenderem a comer de forma saudável!

sábado, 27 de setembro de 2008

Calendário Escolar

O calendário escolar para os Ensino Básico e Secundário, no ano lectivo de 2008/2009, é o constante do esquema que segue:

1.º período - início - 12 de Setembro de 2008; termo - 18 de Dezembro de 2008.
2.º período- início - 5 de Janeiro de 2009; termo - 27 de Março de 2009.
3.º período- início - 14 de Abril de 2009; termo - 19 de Junho de 2009.

Interrupções das actividades lectivas:

1.ª interrupção - De 19 de Dezembro2008 a 4 de Janeiro 2009, inclusive;
2.ª interrupção - De 23 a 25 de Fevereiro de 2009, inclusive;
3.ª interrupção - De 28 de Março de 2009 a 13 de Abril de 2009, inclusive.

Para mais informações, consultar o despacho publicado no Diário da República.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A Nossa Turma

A nossa turma está repleta de meninos e meninas ansiosos por aprender. Fazer novas descobertas, descobrir o mundo das palavras e brincar na construção do saber.

Os Amigos

Olá!
Nós somos a turma 1º. D da EB1 de Glória do Ribatejo. Somos uma turma do 1º. ano de escolaridade. Temos entre 5 e 7 anos. Somos 9 meninas e 10 meninos. A nossa Professora chama-se Carla Silva. Este blog vai servir para todos verem os nossos trabalhos, que iremos fazer ao longo do ano lectivo.