segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Dia de S. Martinho

O dia de S. Martinho, foi um dia diferente. Um Amigo contou-nos a Lenda de S. Martinho, depois a nossa professora mostrou-nos, no computador, a história que o nosso Amigo contou. Foi engraçado.
Fizemos uma Maria Castanha, colámos fios de lã, para fazer o cabelo, e uns olhinhos que se mexiam.


Na hora do intervalo, tinhamos, no pátio, três grandes fogueiras, onde as funcionárias assaram as castanhas para nós comermos. Só comemos, as castanhas, depois do almoço. Embrulhadas num cartucho feito de papel de revistas, as castanhas quentes e boas souberam a pouco.

- A Lenda de S. Martinho -

"Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França. Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam.De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre. Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão!Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho."

0 comentários: